Release para Imprensa
📄

Release para Imprensa

📰

O texto abaixo pode ser usado para divulgação do projeto por veículos de mídia.

Versão em PDF

Release-Midia-Abril-2021.pdf3526.3KB

Tecnologia a serviço das cidades no enfrentamento do coronavírus

image

Desenvolvedores de software de Joinville criaram em parceria com a Secretaria da Saúde o Agenda Saúde, um sistema público de código aberto que pode ser replicado gratuitamente por qualquer prefeitura. Desta forma, as pessoas que serão vacinadas contra a Covid-19, têm a facilidade de fazer todo processo de agendamento de casa, sem filas e aglomerações!

O aplicativo Agenda Saúde foi desenvolvido por voluntários da comunidade de tecnologia de Joinville, em parceria com a Secretária da Saúde e conta com o apoio da empresa Magrathea Labs e da Associação Fab Lab Joinville. O sistema está servindo para agendar as vacinas contra a Covid-19 em Joinville, a maior cidade do Estado de Santa Catarina. Desde o lançamento do site, foram 68 mil pessoas que se cadastraram. Em Joinville, só pode ser vacinado quem faz o agendamento através do Agenda Saúde, em  https://vacinajoinville.com.br.

Assim como outras cidades do Brasil, Joinville (SC) também enfrenta os desafios gerados pela pandemia do coronavírus. Foram muitas horas de trabalho e o comprometimento do time envolvido para deixar tudo pronto e funcionando num processo de transição de governo, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A vacinação teve início em 01 de fevereiro em Joinville, e o sistema precisou estar no ar para que a população tivesse acesso.

image

Painel Covid-19 Joinville: Total de vacinados, grupos prioritários e tipo da vacina. Crédito: Divulgação

O desenvolvedor de software Lauro Gripa Neto descreve como foi atuar em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde: “É como se a gente tivesse um pequeno super poder de alcançar várias pessoas ao mesmo tempo. Auxiliar nos projetos sociais faz parte da cultura da Magrathea”. O sistema começou a ser desenvolvido em junho de 2020, quando foi usado para coordenar os agendamentos das campanhas de vacinação da gripe para idosos e dos testes rápidos da Covid-19 em 2020.

Com a chegada da vacina contra a Covid-19, o sistema ganhou ainda mais relevância dentro das estratégias de imunização no município e optou-se por adaptar o mesmo sistema usado para as campanhas anteriores. Para dar conta da demanda, que aumenta de acordo com a liberação dos grupos prioritários e da disponibilidade das doses no município, além da gestão das aplicações, os voluntários realizaram uma força tarefa junto a Secretaria da Saúde para desenvolver novas melhorias.

O time de voluntários continua colaborando no desenvolvimento do sistema que está em constante evolução. Melhorias como a segunda dose da vacina, vacinas diferentes, novos locais para agendamento, estoque de vacinas, grupos prioritários são implementadas conforme o andamento da campanha de imunização.

Para realizar o agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Joinville (SC), basta acessar o site vacinajoinville.com.br, preencher os dados pessoais e escolher a data e horário no centro de imunização, localizado no térreo do Centreventos Cau Hansen. Na primeira etapa estão sendo priorizados os grupos definidos conforme Programa Nacional de Imunização (PNI). A conclusão do agendamento é confirmada com a mensagem “Agendamento realizado com sucesso”.

O sentimento dos desenvolvedores de software livre voluntários é de satisfação em contribuir. Para Pedro Cervi, a pandemia de coronavírus é um dos maiores desafios da geração: “Fiquei muito feliz de ajudar minimamente nesse desafio. Foi muito bom ver também que nesse cenário caótico muitas pessoas se sensibilizaram e buscaram fazer algo para lidar com esse problema”, relatou.

Mateus Bittencourt, da Secretaria Municipal da Saúde, fez a ponte entre a necessidade da prefeitura  e os voluntários que realizaram o trabalho. “Sinto que minha maior contribuição nesse projeto foi ter conseguido conectar essa demanda com desenvolvedores profissionais que abraçaram a causa. Sem eles o sistema não teria saído do papel”, destacou o servidor que também contribuiu no desenvolvimento do sistema.

Sistema de código aberto pode ajudar outras cidades

Segundo Alan Rafael Fachini, sócio da Magrathea, "A empresa investiu no desenvolvimento e, posteriormente, abriu o sistema para colaboração de voluntários da comunidade de desenvolvimento de software livre. O desenvolvimento do sistema segue agora sob gestão da Associação Fab Lab Joinville". O código fonte do projeto é aberto e está disponível no GitHub, onde se encontram informações sobre como participar no desenvolvimento do sistema. A Agenda Saúde foi o nome dado a esse sistema, que rendeu um certificado de reconhecimento da Secretaria Municipal da Saúde. Atualmente, está disponível para acesso público no link: https://vacinajoinville.com.br

O assunto se tornou um dos temas abordados no  evento realizado pela comunidade de comunidade de tecnologia em Joinville. O Hacktoberfest é um evento organizado mundialmente e acontece todo ano no mês de outubro. Ele tem o intuito de fomentar e movimentar projetos de código aberto, incentivando pessoas que estão começando a contribuir em projetos de código aberto. Nestas ocasiões, os desenvolvedores apresentam o sistema para novas pessoas que estejam dispostas a contribuir com a manutenção e desenvolvimento do projeto.

Segundo o engenheiro de software Lauro Gripa Neto, o sistema  possui uma licença de código aberto, ou seja, ela pode ser copiada e modificada a vontade por órgãos públicos, pois o código está disponível. “Fizemos questão de criar o sistema com licença de código aberto. Dessa forma, qualquer organização que tiver interesse pode replicar o projeto, só vai ter que hospedar em algum servidor e treinar alguns profissionais para usá-lo e mantê-lo”, explica.

Sobre a Magrathea Labs

A Magrathea Labs (@magrathealabs) é uma consultoria que usa engenharia de software, ciência de dados e design para desenvolver produtos digitais e escalar negócios. O objetivo da empresa é resolver problemas complexos e com isso entregar soluções que geram valor para seus clientes e para a comunidade.  São apenas quatro anos de existência e apesar da pandemia e das tantas dificuldades econômicas no país, o número de colaboradores dobrou. Hoje são mais de 60 pessoas que compõem o time de profissionais.

Sobre o Fab Lab Joinville

O Fab Lab Joinville (@fablabjoinville) é uma associação sem fins lucrativos que se dedica em apoiar iniciativas de inovação, formação tecnológica e desenvolvimento do empreendedorismo. Busca impactar a sociedade com o uso da tecnologia em iniciativas sociais e apoiar a comunidade de tecnologia em Joinville. O laboratório fornece o espaço, as ferramentas e, mais importante, as pessoas para ajudar qualquer pessoa a desenvolver protótipos de produtos físicos e digitais.

Fotos

Teste com os profissionais da saúde

Teste realizado na Central de Imunização, com pessoas que utilizam no dia-a-dia o sistema para o atendimento. Na foto, alguns estão realizando a simulação de agendamento e vacinação, enquanto outros testam o processo de check-in/check-out. Enquanto isso, a equipe da Magrathea Labs testava os recursos do sistema e coletava informações importantes do processo, para ajustes e melhorias.

image

Divulgação: Prefeitura de Joinville

Check-in na Central de Imunização

Atendimento aos pacientes de grupo prioritários. Sem filas ou aglomerações.

image

Divulgação: Prefeitura de Joinville