Proposta de trabalho

ESPECIFICAÇÃO - SISTEMA DE AGENDAMENTO ONLINE.pdf75.9KB

Este documento apresenta o sistema de Agendamento on-line Agenda Saúde, requisitos, bem como os custos e despesas estimados para a sua manutenção.

SOBRE O SISTEMA

O sistema de Agendamento on-line foi desenvolvido por um grupo de voluntários da rede Makers Network, mantida pela Associação Fab Lab Joinville e por profissionais da empresa Magrathea Labs. O sistema está em uso desde abril de 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde de Joinville.

A ferramenta foi utilizada na Campanha da Gripe H1N1 e posteriormente para agendamentos via Internet do Centro de Triagem COVID-19 na Tupy e atualmente está em uso para controlar os agendamentos para vacinação contra COVID-19 no Município de Joinville/SC.

ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA

O sistema conta com uma aplicação web desenvolvida na tecnologia Ruby on Rails e um banco de dados Postgres. Optamos por hospedar a aplicação no serviço PaaS Heroku pois fornece várias facilidades na manutenção do sistema, como processo de configuração, empacotamento e entrega de software simplificados, dashboard de métricas, auto escalabilidade e integração com ferramentas de observação de serviços como New Relic e Sentry, o que nos permite encontrar e corrigir qualquer erro rapidamente. O Banco de Dados está hospedado no serviço PaaS DigitalOcean.

Interface administrativa e de controle

  • Acesso por login e senha de operador Administrador;
  • Configuração de agenda por Unidade de Atendimento;
  • Configuração de grade de horários por box de atendimento;
  • Cancelamento e suspensão de todas as agendas por unidade;
  • Visualização de cidadãos agendados no login administrativo;
  • Exportação da lista de agendados do dia em formato XLS;
  • Permite informar que o usuário chegou no compromisso agendado por intermédio de botão check-in;
  • Para agendas de vacina, permite selecionar o imunizante aplicado e gera o aprazamento da dose conforme regra pré-definida;
  • Registro da finalização do atendimento via botão checkout;
  • Agendamento automático para o número de dias definido conforme o imunizante selecionado.

Interface do usuário (cidadão)

  • Login por CPF do cidadão;
  • Cadastro de cidadãos que serão atendidos seguindo critérios mínimos definidos pelo órgão responsável;
  • Alteração de cadastro do cidadão;
  • Visualização de vagas conforme critérios definidos no cadastro do cidadão (grupos prioritários);
  • Seleção da vaga disponível, mostrando Unidade, data e hora;
  • Suspensão e cancelamento de vaga agendada;
  • Alteração de agendamento - transferência de vaga para outra data;
  • Consulta aos dados do agendamento atual.

REQUISITOS DE HOSPEDAGEM E MANUTENÇÃO

Atualmente a aplicação está rodando em servidor HEROKU devido aos recursos oferecidos para manutenção, auto-escalabilidade e gestão de crises. O sistema foi desenvolvido com o uso de tecnologias Open Source, ou seja, com licenciamento de software aberto permitindo o uso e modificação do software, facilitando assim a sua escalabilidade e manutenção por voluntários.

A especificação apresentada abaixo suportou uma média de 2000 visitantes únicos por dia, com eventuais picos de 7000 visitantes. Estima-se que essa especificação seja suficiente para atender as primeira e segunda fases. Eventualmente seja necessário usar um servidor com habilidade de auto scaling para suportar mais tráfego diário ou maior quantidade de usuários simultâneos no sistema.

  • Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do sistema:
    • PostgreSQL 12 (gratuito/open-source);
    • Ruby on Rails 6 (gratuito/open-source);
    • Ruby 2.6.5 (gratuito/open-source);
    • Bootstrap 4 (gratuito/open-source);
    • JavaScript ES6 (gratuito/open-source).
  • Serviços utilizados para hospedagem:
    • Heroku PaaS;
    • New Relic (incluso no plano de hospedagem do servidor);
    • Sentry (incluso no preço do servidor);
    • DNS Cloudflare (gratuito);
    • Domínio: RegistroBR vacinajoinville.com.br e agendasaude.com.br (R$40/ano cada domínio).
  • Configuração mínima do servidor para suportar o tráfego de uso em Joinville:
    • Servidor: 02 instâncias de Heroku Dyno Standard 2X (1 GB RAM / 1vCPU);
    • Banco de Dados: DigitalOcean Managed Database (2GB RAM/1vCPU/25GB Disk)

ORÇAMENTO E MÃO-DE-OBRA

O sistema foi desenvolvido e é atualmente mantido por voluntários, disponibilizado de forma 100% gratuita para o Município de Joinville conforme Termo de Doação assinado no ano de 2020 e que findará no mês de março de 2021. Portanto, é necessário que haja continuidade deste projeto por mais 12 (doze) meses para dar suporte ao processo de vacinação em Joinville.

Para isso, contando já com a necessidade de melhorias para aprimoramento da ferramenta, bem como as manutenções corretivas e suporte contínuo (incluindo finais de semana), é necessário manter uma equipe mínima neste projeto conforme descrito a seguir.

dedicação estimada

Função (horas semanais)Horas/Mês
Desenvolvedor Web
80
Desenvolvedor Web
80
UI/UX Designer
20
Gerente de Projeto
20
Analista de Negócio
20

Estima-se o valor médio de R$ 120,00 por hora de trabalho dos profissionais relatados acima.

MODELO DE TRABALHO

Durante a vigência do projeto, o time atenderá as demandas apontadas pelo responsável pelo projeto na Secretaria de Saúde de Joinville.

O time do projeto atuará diretamente com o responsável da Secretaria de Saúde de Joinville nos seguintes itens:

  • Refinar o entendimento do problema;
  • Priorizar as histórias de usuário;
  • Definição dos entregáveis em cada ciclo de desenvolvimento;
  • Priorização do backlog de tarefas;
  • Feedbacks contínuos;
  • Status report periódico.

O time do projeto atuará de forma independente nos seguintes itens:

  • Planejar a arquitetura e refinar as histórias de usuário;
  • Escolha das ferramentas e tecnologias;
  • Fazer o desenvolvimento do código necessário;
  • Dar suporte e manutenção no sistema;
  • Coordenação das retrospectivas e reuniões internas do projeto;
  • Gestão do fluxo de trabalho e do cronograma do projeto.